Agora devo ser líder

A “crise” ou “momento crise” é um acontecimento muito interessante, pois não paramos de fazer reflexões o tempo todo. Mas, uma frase sempre vem acompanhando este momento, e ela é… é… é ……“preciso virar o jogo”. Isso mesmo. E neste momento de incerteza e ampla convivência de situações adversas fazem com que o líder que existe dentro de nós apareça.

Mais do que nunca os lideres precisam de regras básicas. A primeira é saber quais as estratégias da organização através de metas e prazos e em seguida saber difundi-las com a equipe.

A equipe, mais do que nunca, precisa ter espaço para opinar e trazer soluções para as questões mais difíceis e delicadas. Por isso, uma equipe bem qualificada lhe trará mais harmonia na resolução de problemas. Então é momento de qualificar e capacitar através de treinamentos para os profissionais e não simplesmente efetuar cortes no orçamento. Deve-se mostrar qual o papel da equipe dentro da organização e que todos fazem parte do negócio.

O líder também deve ser parceiro e transmitir confiança para minimizar as pressões ocorridas pelo momento de crise. Estar próximo de todos é sinal de humildade e de participação no grupo para o bom desempenho da empresa.

A comunicação também tem a sua importância e é estratégico, pois une o grupo aos mesmos objetivos. Saber da situação, principalmente o que está acontecendo e o que deverá ser feito é muito importante. A transparência trás conforto as pessoas. É preciso saber ouvir e incentivar.

Motivar e ensinar, incutindo o comprometimento com o trabalho, farão a diferença e com certeza ajudarão no “virar o jogo”.

Seja agora um bom líder, a sua equipe precisa de você.

Uma ótima semana.

Fabiano Felipe

Posted in Blog do Fabiano Felipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *